Quem Somos
Notícias e Eventos
Oportunidades
Projetos
Projeto "Pegada Ambiental" - FEMA
Desenvolvimento Sustentável
Proteção dos Animais
Sugestões de Leitura
Fotos
Vídeos
Links
Fale Conosco
InFAP
Instituto de Formação e Ação em Políticas Sociais
Como Ajudar o Meio Ambiente?
Agenda 21
Metas de Desenvolvimento do Milênio
Carta da Terra
Pegada Ecológica
Dowload Cartilha Pegada Ecológica
Desenvolvimento Sustentável

O que é Desenvolvimento Sustentável?





É o desenvolvimento que procura satisfazer as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades, significa possibilitar que as pessoas, agora e no futuro, atinjam um nível satisfatório de desenvolvimento social e econômico e de realização humana e cultural, fazendo, ao mesmo tempo, um uso razoável dos recursos da terra e preservando as espécies e os habitats naturais.

Essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o Desenvolvimento Econômico e a Conservação Ambiental.

O desenvolvimento sustentável pode ser dividido em três componentes: a Sustentabilidade Ambiental, Sustentabilidade Econômica e Sustentabilidade Sócio-Política.



 

A Sustentabilidade Ambiental consiste na manutenção das funções e componentes do ecossistema, de modo sustentável, podendo igualmente designar-se como a capacidade que o ambiente natural tem de manter as condições de vida para as pessoas e para os outros seres vivos, tendo em conta a habitabilidade, a beleza do ambiente e a sua função como fonte de energias renováveis.

As Nações Unidas, através do sétimo ponto das Metas de Desenvolvimento do Milênio procura garantir ou melhorar a sustentabilidade ambiental, através de quatro objetivos principais:

  1. Integrar os princípios do desenvolvimento sustentável nas políticas e programas nacionais e reverter a perda de recursos ambientais.
  2. Reduzir de forma significativa a perda da biodiversidade.
  3. Reduzir para metade a proporção de população sem acesso a água potável e saneamento básico.
  4. Alcançar, até 2020 uma melhoria significativa em pelo menos 100 milhões de pessoas a viver abaixo do limiar da pobreza.
 

A Sustentabilidade Econômica é um conjunto de medidas e políticas que visam à incorporação de preocupações e conceitos ambientais e sociais.

Aos conceitos tradicionais de maior valor econômico, essas medidas e políticas são adicionadas com o objetivo de levar em conta os parâmetros ambientais e socioeconômicos, criando assim uma interligação entre os vários setores. O lucro não é somente medido financeiramente, mas também ambiental e socialmente, o que incentiva um uso mais correto das matérias primas e dos recursos humanos. A gestão mais eficiente dos recursos naturais, de forma a garantir uma exploração sustentável dos mesmos, ou seja, a sua exploração sem colocar em causa o seu esgotamento, sendo introduzidos elementos como nível ótimo de poluição ou as externalidades ambientais, acrescentando aos elementos naturais um valor econômico.


A Sustentabilidade Sócio-Política centra-se no equilíbrio social, tanto no desenvolvimento social como socioeconômico. É um veículo de humanização da economia, e, ao mesmo tempo, pretende desenvolver o tecido social nos seus componentes humanos e culturais. Neste sentido, foram desenvolvidos dois grandes planos: a  Agenda 21 e as Metas de Desenvolvimento do Milênio .

 

Indicadores de Desenvolvimento Sustentável

 

Em 1995, a Comissão das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável aprovou um conjunto de indicadores de desenvolvimento sustentável, com o intuito de servirem como referência para os países em desenvolvimento ou revisão de indicadores nacionais de desenvolvimento sustentável, tendo sido aprovados em 1996, e revistos em 2001 e 2007.
O quadro atual contém 14 temas, que são ligeiramente modificados a partir da edição anterior:

 
  
  1.      Pobreza
  2.     Perigos naturais
  3.     O desenvolvimento econômico
  4.     Governação
  5.     Ambiente
  6.     Estabelecer uma parceria global econômica
  7.     Saúde
  8.     Terra
  9.     Padrões de consumo e produção
  10.     Educação
  11.     Os oceanos, mares e costas
  12.     Demografia
  13.     Água potável, Escassez de água e Recursos hídricos
  14.     Biodiversidade
 

Cada um destes temas encontra-se dividido em diversos sub-temas, indicadores padrão e outros indicadores.
Além das Nações Unidas, outras entidades elaboram ainda outros modelos de indicadores, como no caso da Comissão Européia, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e do Global Environment Outlook (GEO).

 
 

O que é preciso fazer para alcançar o Desenvolvimento Sustentável?

Para ser alcançado, o desenvolvimento sustentável depende de planejamento e do reconhecimento de que os recursos naturais são finitos. Esse conceito representou uma nova forma de desenvolvimento econômico, que leva em conta o meio ambiente.

Muitas vezes, desenvolvimento é confundido com crescimento econômico, que depende do consumo crescente de energia e recursos naturais. Esse tipo de desenvolvimento tende a ser insustentável, pois leva ao esgotamento dos recursos naturais dos quais a humanidade depende.

Atividades econômicas podem ser encorajadas em detrimento da base de recursos naturais dos países. Desses recursos depende não só a existência humana e a diversidade biológica, como o próprio crescimento econômico.

O desenvolvimento sustentável sugere, qualidade em vez de quantidade, com a redução do uso de matérias-primas e produtos e o aumento da reutilização e da reciclagem.

Como você pode ajudar o Meio Ambiente?

A consciência ambiental e a conservação da natureza devem ser exercitadas não só pela sociedade, mas também por cada um de nós em nosso cotidiano. Ao fazer nossa parte em casa, no trabalho e mobilizando as pessoas que nos são próximas, estamos colaborando para um planeta mais saudável.

Clique na página Como Ajudar  o Meio Ambiente? Leia e repasse para amigos e familiares estas dicas simples de conservação. Ajude-nos neste esforço e contribua para a salvar a natureza no Brasil e no mundo!



Quem SomosNotícias e EventosOportunidadesProjetosProjeto "Pegada Ambiental" - FEMADesenvolvimento SustentávelProteção dos AnimaisSugestões de LeituraFotosVídeosLinksFale Conosco