Quem Somos
Notícias e Eventos
Oportunidades
Projetos
Projeto "Pegada Ambiental" - FEMA
Desenvolvimento Sustentável
Proteção dos Animais
Sugestões de Leitura
Fotos
Vídeos
Links
Fale Conosco
InFAP
Instituto de Formação e Ação em Políticas Sociais
Entenda o que é "Pegada Ambiental"
Atividades Desenvolidas
Atividades Previstas
Sugestões de Leitura
Dicas
Blog da Pegada Ambiental-FEMA
Calcule sua Pegada Ambiental
Atividades Desenvolidas


Diminuição da "Pegada Ambiental" um desafio "ECOINTELIGENTE"


ATIVIDADES DESENVOLVIDAS



JUNHO / 2011


No Dia 03/06, os alunos de 5ª série assistiram o filme " O Tom da Mata",  apresentado pelo falecido compositor Tom Jobin, que trata da Mata Atlântica





 

 
No sábado , dia 04/06, cerca de 150 pessoas, entre alunos, pais e professores, participaram da Caminhada Ambiental até o Parque da Consciência Negra, localizado a 1,5 Km da escola e que abriga nascentes do Córrego Itaquera Mirin e em cuja bacia se encontra o Bairro de Cidade Tiradentes







 

Os alunos de 5ª série tiveram aulas sobre o Meio Ambiente, onde foram introduzidos os assuntos relacionados com Átomos e Modelos Atômicos e Ligações Químicas, com fórmulas relacionadas ao Gás Carbônico, Metano e Oxigênio. Foi também abordada a questão: “O que é o Efeito Estufa e Aquecimento Global ? “ através dos filmes “Carbono e Metano”  partes 14, 24 e 34, com duração de 10 minutos cada. Os alunos baixaram os vídeos do site da Tetra Pack.


 

Foi realizada uma reunião de Representantes de Sala para votar as regras da Gincana “Manter a Escola Limpa para Diminuir a Pegada Ambiental" esta gincana é uma antiga proposta da escola Oswaldo Aranha que com a presença do projeto Diminuindo a “Pegada Ambiental” uma “Atitude Ecointeligente”  encontrou as condições de ser desenvolvida. A Gincana envolverá todos alunos, inclusive os do Ensino Médio que estudam à noite, num esforço para manter a escola limpa nos três períodos de funcionamento. O período que mantiver a escola mais limpa ganhará um passeio de cunho ambiental. Os próprios alunos, comandados pelo Grêmio Estudantil, estão definindo as regras e farão a fiscalização.



 

No dia 17/06, foi realizada uma Reunião Pedagógica com participação de cerca de 100 profissionais da escola Oswaldo Aranha. Entre outros assuntos, foi apresentado detalhadamente o Projeto Diminuição da "Pegada Ambiental" um desafio "Ecointeligente” que se trata de uma parceria com o INFAP e a PMSP através do FEMA.  

Nesta reunião ficou acertada a realização da 3ª Semana do Meio Ambiente, desta vez com foco maior no tema das emissões de gases poluentes.

Levamos também os professores para assitirem filmes sobre Gases de Efeito Estufa como “Carbono & Metano” nºs 14, 24 e 34, disponíveis no site da Tetra Pack.



 

JULHO / 2011


A Calculadora Ecológica foi disponibilizada no blog  da escola Oswaldo Aranha e os alunos de 5ª série aprenderam a utilizar a Calculadora durante uma aula realizada no Laboratório de Informática da escola.
Após a aula para explicar para que serve a Calculadora Ecológica, os alunos foram estimulados a resolverem problemas matemáticos envolvendo as fórmulas químicas do Gás Carbônico e do Gás Metano.





Os alunos 5ª série
, com vistas à 3ª Semana de Meio Ambiente, e dentro do Projeto
Diminuição  da "Pegada Ambiental"  um desafio  "Ecointeligente", começaram plantar uma “Horta de Janela”, em sua Sala Ambiente, que consiste em: plantar em garrafas PET cortadas ao meio e colocadas na janela da sala de aula, sementes de espécimes como Pimenteira, Alface, Manjericão etc.. O objetivo é demonstrar aos alunos que é possível cultivar plantas e hortaliças mesmo morando em apartamento como é o caso da maioria dos alunos da EMEFM Oswaldo Aranha Bandeira de Mello. Os pais dos alunos foram chamados a uma reunião para lhes ser apresentada a proposta de trabalho e objetivo do mesmo.








Foi iniciada a construção do Viveiro de Mudas, onde serão plantadas  espécimes da Vegetação Nativa ainda remanescentes na Cidade Tiradentes e espécimes Frutíferas.

As mudas serão plantadas, até o final do projeto pelos alunos envolvidos, com o objetivo de Compensar a emissão familiar de Gás Carbônico calculada por cada aluno, Diminuindo assim a
"Pegada Ambiental".

Entulhos da reforma da Quadra de Esportes foram aproveitados para a construção do piso do viveiro. Será construída também uma Composteira para a produção de adubo com os resíduos orgânicos que a escola produz. Este viveiro será mantido após o fim do Projeto
Diminuição  da "Pegada Ambiental"  um desafio  "Ecointeligente".

Alguns pais se colocaram à disposição para atuarem como voluntários na construção e manutenção do Viveiro de Mudas.


 







Agosto / 2011


Através de informações como o Endereço de Partida e Chegada, os Alunos foram levados ao Laboratório de Informática e utilizaram o Google Maps para calcular quantos Quilômetros seus pais ou responsáveis viajam por dia para ir trabalhar.

Eles foram anotando as informações obtidas, em uma folha, onde já tinham anotado anteriormente informações como: Quantidade de Sacos de Lixo Produzidos semanalmente pela família e Cilindrada do Carro da família, quando esta o possuísse.

Na aula de matemática, através de orientação do professor (a), os alunos Calcularam a quantidade de Quilômetros percorridos Semanalmente



 

Com todos os dados na mão, os Alunos começaram a utilizar a Calculadora Ecológica para saber quantas árvores suas famílias precisarão plantar para neutralizar suas emissões de Gás Carbônico para compensarem a Pegada de Carbono Familiar.


 




Nos dias 10 e 11/08 foi realizada a Reunião de Pais de todos os alunos do Ensino Fundamental II da EMEFM Oswaldo Aranha Bandeira de Mello, na qual compareceram cerca de 400 pessoas. Nesta ocasião foi reapresentada para todos as características do projeto: Diminuição  da "Pegada Ambiental"  um desafio  "Ecointeligente" em andamento e os objetivos do projeto.

Para os pais dos alunos de 5ª série que não responderam anteriormente o questionário enviado pelo aluno, foram solicitadas informações sobre a produção média semanal de lixo domiciliar; quantos quilômetros percorrem diariamente para trabalha e se possuem carro, qual  a cilindrada deste. Foi explicada a importância de ajudarem seus filhos com estas questões, pois sem elas, não é possível utilizarem adequadamente a Calculadora Ecológica.



 



Depois de Calculada a "Pegada Ambiental" no mês de Julho, os Alunos e Professores começaram a utilizar o Viveiro de Mudas, plantando sementes e mudas de árvores necessárias para neutralizar as emissões de Gases de Efeito Estufa.



Os alunos da EMEFM Oswaldo Aranha Bandeira de Mello foram levados à um passeio, onde conheceram a Nascente do Rio Aricanduva.


Os professores, nos horários de formação, foram a Sala de Vídeo assistir o filme “Carbono & Metano”, partes 14, 24 e 34, com o objetivo de entenderem melhor os temas Efeito Estufa e Aquecimento Global.
 
 






Setembro / 2011



Os alunos de 6ª série começaram a ser alcançados pelo projeto Diminuição  da "Pegada Ambiental"  um desafio  "Ecointeligente" . Eles já conheciam o blog do projeto devido às atividades do Grêmio Estudantil da EMEFM Oswaldo Aranha Bandeira de Mello, porém, o blog  lhes foi reapresentado dentro de um ponto de vista diferente, como uma ferramenta na luta pela Preservação e Educação Ambiental.

Com o objetivo de apresentar e sensibilizar os alunos da 6ª série sobre as questões do Efeito Estufa e do Aquecimento Global, esses alunos estão percorrendo o mesmo caminho que os de 5ª série já percorreram... eles assistiram o filme O “Tom da Mata” e tiveram aulas sobre a vegetação da região, os parques municipais locais e a Mata Sete Cruzes. Para isto foram utilizados slides com mapas e imagens que mostram as bacias do Rio Aricanduva e Itaquera Mirin, como estes rios deságuam no rio Tietê, e onde estão as represas que fornecem água para a Grande São Paulo e o que acontece com a água antes de chegar as torneiras de suas casas e da escola.



Por conta da programação da 3ª Semana do Meio Ambiente os alunos ficaram encarregados, sob a orientação de técnicos, a aprenderem reciclar papel, relacionando isto com a possibilidade de se abater menos árvores e se emitir menos Carbono, diminuindo a  “ Pegada Ambiental”. Com a aquisição de telas de Silk Screen e outros utensílios, os alunos tiveram várias aulas dedicadas a esta atividade.


Os Alunos receberam a tarefa de apresentar e explicar, na 3ª Semana do Meio Ambiente, o que são Ecopontos e Coleta Seletiva.



Os alunos de 5ª e 6ª séries foram levados ao Laboratório de Informática para entrarem no blog, ler noticias postadas e postar um comentário feito com sua própria escrita.


 
Os alunos utilizaram a Internet para pesquisarem e prepararem a apresentação sobre o que são Ecopontos e Coleta Seletiva para a 3ª Semana de Meio Ambiente.

 

A preparação deste importante evento mobilizou toda Comunidade Escolar: Pais, Professores e Alunos num local onde há mais de 100 professores e funcionários e 1600 alunos.


Outubro / 2011



Alunos prepararam sementes e terra para serem plantadas durante a 3ª Semana do Meio Ambiente. Eles tiveram contato com sementes de árvores frutíferas e ficaram sensibilizados a ponto de muitos levarem sementes para plantar em casa.



Os alunos da 5ª série tiveram contato com a produção de papel reciclado que as 6ªs séries estão encarregadas. Aprenderam de que não devem estragar seus cadernos, rasgar e desperdiçar papel, pois a produção de papel implica derrubar árvores, aumentando a “Pegada Ambiental” e ajudando a degradar ainda mais o Meio Ambiente.



Os alunos foram orientados a entrarem no site Porta Curtas da Petrobras que hospeda vários filmes, inclusive sobre temas ambientais. Assistiram alguns e opinaram sobre quais se deveriam ser mostrados para as crianças de 3ª e 4ª série, no “Cine Clube” programado para a 3ª Semana do Meio Ambiente. Os filmes escolhidos foram “Mewo” e “As Coisas que Estão Dentro das Coisas”.




Nos dias 06 e 07 de outubro, aconteceu a 3ª Semana do Meio Ambiente e as exposições para que os alunos tanto se prepararam. Os alunos de 5ª série tiveram tarefas específicas como monitores de exposição além verem as produções de outras séries e fazer um relatório que incluiu uma redação. Todo o evento foi preparado com o objetivo de destacar a importância de diminuir a “Pegada Ambiental”.



No dia 08/10, aconteceu o “Cine Clube” da 3ª Semana do Meio Ambiente. Os alunos assistiram filmes e documentários, dentre eles, o curta “Ilha das Flores” de Jorge Furtado.  Os alunos foram estimulados a discutir e opinar sobre o curta, se esforçando para localizar o onde se passa o filme e qual a sua mensagem.


Os alunos que ainda não haviam visitado o Parque da Ciência participaram de uma trilha até o parque. Eles receberam uma verdadeira aula sobre ecologia, tendo como sala de aula, um maravilhoso Laboratório Vivo.


Quem SomosNotícias e EventosOportunidadesProjetosProjeto "Pegada Ambiental" - FEMADesenvolvimento SustentávelProteção dos AnimaisSugestões de LeituraFotosVídeosLinksFale Conosco