Quem Somos
Notícias e Eventos
Oportunidades
Projetos
Projeto "Pegada Ambiental" - FEMA
Desenvolvimento Sustentável
Proteção dos Animais
Sugestões de Leitura
Fotos
Vídeos
Links
Fale Conosco
InFAP
Instituto de Formação e Ação em Políticas Sociais
Entenda o que é "Pegada Ambiental"
Atividades Desenvolidas
Atividades Previstas
Sugestões de Leitura
Dicas
Blog da Pegada Ambiental-FEMA
Calcule sua Pegada Ambiental
Projeto "Pegada Ambiental" - FEMA



Diminuição da "Pegada Ambiental" um desafio "ECOINTELIGENTE"

 

Nunca na história da nossa civilização o tema meio ambiente foi debatido com tanta intensidade, as mudanças climáticas e o aquecimento global se tornaram uma das maiores preocupações do nosso século. Os gases de efeito estufa causadores deste aumento de temperatura se tornaram os maiores vilões da humanidade e o modelo de consumo terá que ser modificado para garantir a qualidade de vida das pessoas no planeta.

Neste contexto, elaboramos o projeto que tem como finalidade a diminuição dos gases de efeito estufa, através de mudanças de paradigmas de consumo a partir da educação ambiental.

O projeto está sendo desenvolvido na Escola Municipal "Oswaldo Aranha" localizada no Distrito da Cidade Tiradentes, zona leste da cidade de São Paulo. Tem como público alvo os 440 alunos do primeiro ano e do segundo ano do ensino fundamental e indiretamente toda a comunidade da escola.

Inicialmente, criamos um site ambiental interativo e lúdico de consulta para os alunos do projeto com metodologia elaborada em parceria com profissionais da educação e de meio ambiente. As aulas de educação ambiental tem como referência metodológica o site e são realizadas nas aulas de informática junto com o professor de educação ambiental.

Os alunos farão uma pesquisa ambiental e calcularão através do site: http://www.greenhost.com.br/greenhost/calculadora.asp a quantidade de gás carbônico produzido pelas suas famílias e a quantidade de árvores que deverá ser plantada para neutralizar a quantidade de gases produzida. Por exemplo se uma pessoa usa:



Todos os meses os alunos tabularão estes cálculos junto com o professor de matemática da escola para verificarmos empiricamente a diminuição da emissão de gás carbônico por família.

Conforme o andamento das aulas de educação ambiental e das atividades de campo propostas pelo educador ambiental do projeto e através de uma conta de regra de três simples será calculada a quantidade de árvores a serem plantadas pelos alunos, afim de neutralizarmos a emissão de carbono produzidos por eles.

Estão sendo realizados, durante os doze meses de projeto, além das aulas de educação ambiental, diversas atividades, como palestras para a comunidade escolar, plantio de árvores, criação de comunidades virtuais de defesa do meio-ambiente pelos alunos do projeto, elaboração de um filme educativo sobre o projeto baseado no programa de televisão, “ ecoprático”, entre outras coisas.

No final do projeto gravaremos, 1 vídeo  baseado no programa da TV Cultura chamado, "Ecoprático".  Em dez casas diferentes, dos alunos do projeto, faremos o filme onde daremos dicas sobre desperdícios, reciclagem, dicas de bem-estar e de qualidade de vida que ajudarão através dos “Cases” outras famílias e a comunidade escolar a mudarem de forma simples alguns hábitos de consumo.

No final dos doze meses de projeto apresentaremos um levantamento dos dados coletados desde o início do projeto, através de gráficos/painéis e faremos a apresentação do filme na escola onde doaremos 1000 cópias do filme (gravadas em mídias de DVD) para a comunidade escolar.





Quem SomosNotícias e EventosOportunidadesProjetosProjeto "Pegada Ambiental" - FEMADesenvolvimento SustentávelProteção dos AnimaisSugestões de LeituraFotosVídeosLinksFale Conosco