Quem Somos
Notícias e Eventos
Oportunidades
Projetos
Projeto "Pegada Ambiental" - FEMA
Desenvolvimento Sustentável
Proteção dos Animais
Sugestões de Leitura
Fotos
Vídeos
Links
Fale Conosco
InFAP
Instituto de Formação e Ação em Políticas Sociais
Porque Devo Castrar cães e gatos?
RGA
Leis e Proteção
Denúncia e Maus Tratos
Vegetarianismo e Veganismo
Vegetarianismo e Veganismo

O que é Vegetarianismo e Veganismo?


Vegetarianismo é o regime alimentar segundo o qual nada que implique em sacrifício de vidas animais deva servir à alimentação. Assim, os vegetarianos não comem carne e seus derivados, mas podem incluir em seu regime, leite, lacticínios e ovos.

O regime vegetariano não é, pois, exclusivamente vegetal e seu nome não se origina de alimentação vegetal e, sim, do latim vegetus que significa "forte", "vigoroso", "saudável".
A dieta ideal de cada pessoa é única e varia segundo fatores de ordem físico-fisiológica (idade, sexo, clima, atividade, secreções endócrinas, superfície corporal), de acordo com seu modo de vida, objetivos, desenvolvimento, evolutivo etc.

Tipos de Vegetarianismo

Ovo-lacto-vegetariano: não consome nenhum tipo de carne, mas inclui ovos e leite (e derivados, como queijo, iogurte etc.) em sua alimentação. Esta é a forma mais "popular" de vegetarianismo. 

Lacto-vegetariano: não consome nenhum tipo de carne, mas inclui leite e derivados do leite (laticínios).

Vegano:  os veganos excluem de sua alimentação todos os produtos de origem animal.  Além de carnes, peixes, aves, laticínios (leite, manteiga, queijo, iogurte etc.), excluem ovos, mel, gelatina etc. Os veganos evitam o uso de couro, lã, seda e de outros produtos menos óbvios de origem animal, como óleos e secreções presentes em sabonetes, xampus, cosméticos, detergentes, perfumes, filmes etc. 

O veganismo é mais um estilo de vida do que apenas uma opção alimentar. Esta opção é seguida como um princípio, pois é quase impossível ser 100% vegano, pois nesse caso o vegano não poderia ir ao cinema nem bater fotografias  (porque no filme tem gelatina), não poderia andar de carro ou de ônibus, porque os pneus contêm  produtos de origem animal, muitas vezes os bancos são de couro etc.
 

Onde obtenho informações e ajuda para parar de comer carne?

Há inúmeros motivos para se deixar de consumir carne e outros produtos de origem animal. O principal é o ético, já que este consumo provoca danos a outros seres do planeta (inclusive aos próprios humanos), seja pela ação direta de maus-tratos e morte que ocorrem nas linhas de produção, seja pelos impactos ambientais que afetam a todos.

Se você quer se tornar vegetariano/vegano ou mesmo se já é, mas quer obter maiores informações sobre o tema, listamos abaixo diversas fontes de consulta e outras indicações.

Sites

Os dois principais sites sobre vegetarianismo/veganismo em idioma português são o Sítio Vegetariano (http://www.vegetarianismo.com.br/) e o Guia Vegano (http://www.guiavegano.com.br/). Entre a grande gama de informações neles contida, há indicações de links para outros sites e referências a diversas obras. Neles encontrará, também orientações sobre como deixar de comer carne, receitas de pratos vegetarianos, guias de restaurantes, calendário de eventos etc. Conheça também o site Alimentação sem Carne (http://www.alimentacaosemcarne.com.br/), do médico nutrólogo Dr. Eric Slywitch, uma das maiores autoridades sobre nutrição vegetariana no país. Ele também assina as "Perguntas e Respostas" sobre vegetarianismo no site da ABRAN - Associação Brasileira de Nutrologia: http://www.abran.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=257&Itemid=90.

Outros sites bem completos são o Vida Vegetariana (http://www.vidavegetariana.com/) e o Centro Vegetariano (http://www.centrovegetariano.org/), este último de Portugal.

A maior organização brasileira de promoção do vegetarianismo é a SVB - Sociedade Vegetariana Brasileira. Seu site (http://www.svb.org.br/) disponibiliza informações diversas sobre o vegetarianismo, especialmente nutricionais.

Além destes, há sites de grupos de defesa animal vegetarianos/veganos que também disponibilizam informações sobre o tema e promovem o vegetarianismo/veganismo através de eventos e fornecendo suporte às pessoas em transição:

Programas com receitas veganas: http://suprememastertv.com/pt/veg/?sca=veg5

Blogs

http://veggamo.wordpress.com/

 

Profissionais especializados em nutrição vegetariana
 Ana Ceregatti
Tel: (11) 9196-2696
consultas@anaceregatti.com.br
www.anaceregatti.com.br

Eric Slywitch
Tel. (11) 3628-8360
ericslywitch@yahoo.com.br
www.alimentacaosemcarne.com.br

NutriVeg
(dr. George Guimarães)
Tel. (11) 5585-3475
Dr. George Guimarães:
nutriveg@terra.com.br
NutriVeg:
nutriveg@nutriveg.com.br
www.nutriveg.com.br

Celina Ozawa Pelin
Tel: (11) 2641-6906 / 8166-8875
Email:
celinapelin@yahoo.com

Revista

Revista dos Vegetarianos - específica sobre vegetarianismo, com informações sobre produtos alimentícios e outros, pode ser encontrada nas bancas ou recebida por correio. Outras informações em http://www.europanet.com.br/vegetarianos/.

Livros

Já há um bom número de livros sobre vários aspectos do vegetarianismo/veganismo, de receitas à filosofia, alguns disponíveis para venda em nosso site:

Receitas

  • Alimentação sem Carne - Guia Prático - Eric Slywitch - Editora Palavra Impressa
  • Cozinhando sem Crueldade - Ana Maria Curcelli - Editora Colcha de Retalhos
  • Delícias Vegetarianas - Elisa Biazzi - Editora Expressão e Cultura
  • Lar Vegetariano - Introdução ao Vegetarianismo / Filosofia / Nutrição Espiritual (mais de 200 receitas) - Editora Cultrix
  • Lugar de Médico é na Cozinha (alimentação crudívora) - Alberto Peribanez Gonçalez - Editora Rio

 

 

Filosofia

  • Fundamentos do Vegetarianismo - Marly Winckler - Editora Expressão e Cultura
  • Jaulas Vazias - Tom Regan - Editora Lugano


Vídeos


Cartilha

Clique aqui para baixar a cartilha Impactos sobre o meio ambiente do uso de animais para alimentação, produzida pela Sociedade Vegetariana Brasileira - SVB. Em formato PDF.

Busque muitos outros sites e informações nos sites de busca (Google, Yahoo, etc.).



Quem SomosNotícias e EventosOportunidadesProjetosProjeto "Pegada Ambiental" - FEMADesenvolvimento SustentávelProteção dos AnimaisSugestões de LeituraFotosVídeosLinksFale Conosco